Desenvolvimento, Saúde

TEMPO DE TELA

12 maio 2022 • por Gabriella Brandão • 0 Comentários

Se preferir ouvir o texto, clique na seta.

Mundo digital – veja o tempo de tela ideal para cada faixa etária

O uso das telas está aumentando cada vez mais: durante os últimos anos fomos obrigados a interagir, trabalhar e estudar pela tela de um computador ou celular. Se durante a vida adulta já enfrentamos dificuldades de estar conectados às telas o tempo todo, durante a infância e adolescência o problema pode ser ainda maior.

Existem algumas dicas para poder manter a utilização saudável das telas durante o desenvolvimento dos filhos, por isso separamos algumas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br) sobre o tempo indicado de tela por faixa etária. Confira:

Menores de dois anos: evitar ou até proibir a exposição passiva às telas digitais.

Entre dois e cinco anos: tempo de exposição limitado a uma hora por dia.

Entre seis anos e dez anos: tempo máximo de duas horas por dia, a não ser em caso de trabalhos acadêmicos, estabelecendo intervalos de descanso e atividade física. Observar e restringir tempo de jogos online, uso de aplicativos e redes sociais.

Entre onze e dezoito anos: limite de até 3 horas por dia, tendo como orientação não passar períodos da noite ou madrugada conectados.

Importante: para todas as faixas etárias é necessário evitar ou reduzir o consumo de conteúdo em telas principalmente durante a hora das refeições ou perto da hora de dormir. Além das orientações da SBP, ainda indicamos que o tempo de tela seja intercalado com outras atividades. Um bom planejamento para a rotina de seus filhos inclui horários específicos para alimentação, exercícios físicos, leitura e atividades criativas, além dos estudos e temas de casa.

Outra dica é mostrar os benefícios de passar um tempo ao ar livre, praticar atividades com amigos ou familiares pode incentivar as crianças e adolescentes a sair da frente da televisão e aproveitar o dia.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post