Cuidados Diários, Educação, Vídeo

Vídeo: Como lidar com o grito

24 fev 2015 • por Gabriella Brandão • 8 Comentários

Não gosto de gritar com as crianças, e também não tenho a menor paciência com as crianças que adoram gritar e ficam gritando o tempo todo. Aqui em casa eles gostam de gritar como qualquer criança mas falo claramente para eles que nada se consegue pelo grito e não admito que um grite com o outro.

Mas o assunto a ser abordado hoje é, o efeito que o grito do adulto causa na criança. É claro que cada criança recebe o mesmo grito de maneiras diferentes, mas o primeiro efeito que o grito do adulto causa na criança é o susto. Aqui em casa o Antonio Pedro costuma ficar mais imune quando damos um grito, mas a Luisa é extremamente sensível, também tem horror a gritos e quando muito eventualmente o Dani grita com ela, ela chora, fica muito magoada mesmo. Procuramos evitar ao máximo o grito, mas sou humana, sou mãe e também já gritei algumas vezes com as crianças. Todo mundo tem aquele dia sem paciência, de exaustão.

O grito não pode virar rotina na sua casa. É muito comum encontrarmos famílias em que absolutamente todos os comandos da casa funcionam no grito. Mas o grito é um grande susto e, no momento do grito a criança dificilmente está ouvindo o conteúdo desse grito. É muito importante que o adulto tenha a disciplina de não gritar, porque o que acontece normalmente nessas famílias é que as crianças passam a atender somente quando o grito vem.

As situações acabam não sendo aprendidas então você passa a gritar todos os dias pelo mesmo motivo. O grito é pouco eficiente. Fique atento com a maneira que você se comunica com o seu filho. A comunicação entre pais e filhos é de extrema importância, faça uma comunicação olho no olho e você vai ver como o dia a dia vai ficar muito mais simples. Também gosto muito da comunicação com ação, você pede para o seu filho ir escovar os dentes e você automaticamente vai dando a mão, conduzindo ele ao banheiro, ou ajuda a criança a levantar do sofá. A comunicação com ação é muito rica e normalmente não dá espaço para as famosas birras.

Novas pesquisas têm mostrado inclusive que o grito é ineficiente e perigoso para a saúde mental das crianças. Pesquisadores apontam que esses efeitos nos adolescentes são, na maioria das vezes, bastante similares àqueles causados por pais que batem nos filhos.

Estabeleça uma comunicação clara e de respeito com o seu filho, assim os dois só tem a ganha. Cuide do seu auto controle e tudo ficará muito melhor.

Ah, não deixem de assistir ao vídeo.

Comente Aqui
 
8 Comentários
  1. KARLA FREITAS   ///   24/02/2015 - 10H19

    Adorei este vídeo principalmente a idéia dos combinados, porque tem dias que estamos esgotados e sem paciência, parabéns!!!!!

    • Gabriella   ///   25/02/2015 - 09H27

      Karla, que bom que você gostou.
      Aqui em casa fazemos muitos combinados, risos! Estou a disposição e se tiver mais sugestões para os vídeos vou adorar!
      Muito obrigada! Beijos, Gabi

  2. Aline   ///   25/02/2015 - 05H01

    Muito interessante. Eu odeio gritinhos de crianças. Agora mesmo estava no mercado e tinha uma menina correndo com o carrinho e gritando e eu me perguntando ‘onde está o responsável por esta monstrinha?’ rsrsrs nunca tinha parado pra pensar nos gritos que também damos com eles…

    • Gabriella   ///   25/02/2015 - 09H19

      Aline,

      Tudo bem? Que bom que você gostou, fico muito feliz!
      Precisamos mesmo tomar cuidado com nossos exemplos. Se tiver sugestão de próximo vídeo, me mande, é super bem vindo.

      Beijos, Gabi

  3. Maria Fraga   ///   01/03/2015 - 07H44

    Super interessante esse vídeo sobre o
    Grito. Hoje em dia uma palmadinha foi substituída por muitos gritos.
    As sugestões, principalmente a última, nota 10. Temas como esse e a Birra ajudam muito com o lidar do dia a dia. Adorei!

    • Gabriella   ///   02/03/2015 - 06H43

      Oi Maria, que bom ter você aqui de novo. Super amiga do blog.
      Fico muito feliz que tenha gostado. Estou a disposição.
      Beijos e boa semana
      Gabi

  4. Elizabeth   ///   09/09/2016 - 04H36

    Maravilhos

Posts Anterior
Próximo Post