Diversos, Nutrição

Obesidade Infantil

19 fev 2015 • por Gabriella Brandão • 4 Comentários
Obesidade Infantil

Fonte: www.obesidadeinfantil.org/

Hoje é dia de nutricionista no blog! O assunto de hoje é obesidade infantil e quem nos escreve é a nutricionista Gabriela Maia.

Hoje em dia com a obesidade infantil crescendo cada vez mais, o olhar para o que nossas crianças estão comendo ficar mais vigilante. Dados mostram que 15% das crianças e 8% dos adolescentes brasileiros estão obesos e em média 8 de cada 10 adolescentes obesos continuam na fase adulta.

E alimentos que muitas vezes são comuns em casa podem estar contribuindo para que as estatísticas tornem-se alarmantes! Por isso os pais e responsáveis tem papel fundamental na educação nutricional de seus filhos, dando preferência a uma alimentação saudável e fresca rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e preparações caseiras. Afinal a criança não tem dinheiro para ir ao mercado e comprar guloseimas, biscoitos etc… literalmente o adulto é responsável pelo que tem dentro do armário de casa. Então a primeira regra é não ter o famoso “ local dos biscoitos e guloseimas” a disposição da criança, pois alimentos como biscoitos recheados, hambúrgueres, nuggets, cachorro quente, pizza, macarrão instantâneo são ricos em açúcar, gordura de péssima qualidade (saturada e trans) e sódio. Todos esses 3 nutrientes (sódio, gorduras e açúcar) formam um trio preocupante responsável pelo aumento no número de crianças com o colesterol alto, a pressão arterial elevada e excesso de peso. O consumo desse tipo de comida, se acontecer deve ser restrito a momentos pontuais como festinhas, um lanche no final de semana etc… Mesmo nessas ocasiões, o ideal é que os pais não substituam as refeições como o almoço e jantar por esse lanche, principalmente se a criança for muito pequena (até 3-4 anos) porque a formação do hábito alimentar saudável e do paladar ainda está sendo formado. A criança precisa ter uma rotina alimentar, isto é tomar café da manhã, lanchar pela manhã, almoçar, lanchar pela tarde e jantar. Dê preferência a preparações caseiras, isto é, quer mandar um bolo, faça um bolo simples ao invés de comprar aquele bolinho tradicional com recheio cheio de açúcar e gordura!

Ah, cuidado com as promoções que aliam o lanche com o brinde que sempre são de personagens que atraem as crianças e dão sempre a ideia de diversão. Muitas vezes a criança quer comer o lanche por conta do brinquedinho. O mais famoso sanduiche que alia a combinação , por exemplo, tem 636 calorias, 10,3 g de gordura saturada – que corresponde a 54% da recomendação diária!!!

E um ponto que não deve ser esquecido, os pais também precisam consumir alimentos saudáveis! Se esse hábito não estiver presente no dia a dia da família dificilmente a criança vai adquiri-lo e a não aceitação aos alimentos mais saudáveis passa a ser uma situação constante. Além disso, leve seu filho a feira e ao supermercado para que ele veja os alimentos saudáveis na sua forma natural, se encante com o seu colorido e se sinta mais atraído em consumi-los. Além de ter mais vontade de comer, a criança sai do sedentarismo faz uma caminhada longe dos tablets, celulares etc…

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-2 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente Aqui
 
4 Comentários
  1. Barbara Cristina Bertolami   ///   25/02/2015 - 05H36

    Gostei muito da matéria e se possível gostaria de receber dicas de alimentação para crianças de 11 anos. Com peao de 60kg e 1.60m.DDesde já agradeço!

    • Gabriella   ///   25/02/2015 - 09H10

      Oi Barbara, tudo bem? Vou encaminhar seu email para a Gabriela Maia.
      Mas qualquer coisa pode escrever direto para ela ou para o meu email gabriellabrandao@dicaspaisefilhos.com.br
      Estou encaminhando agora para ela.
      Beijos e Obrigada, Gabi

  2. ana paula   ///   21/10/2015 - 10H53

    oi adorei a marteria gostaria se possivel que me madase uma dieta pra minha filha ela tem 10 anos esta um pouco fora do peso desde de já agradeço bjs fique com deus.

    • Gabriella   ///   22/10/2015 - 12H01

      Ana Paula, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha sido útil.
      Para qualquer orientação, entre em contato direto com a nutricionista que escreveu a matéria para o blog. Segue o contato: contato@gabrielamaianutricionista.com.br
      Estou a disposição.
      Beijos

Posts Anterior
Próximo Post