Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying vem sendo estudado a décadas, mas o debate se tornou muito mais recente nos últimos anos no Brasil. É um problema que, em geral, de acordo com diversos psicólogos, tem origem em casa. Crianças ou jovens que são autores de bullying muitas vezes vivem em famílias em que existe violência, verbal, física ou psicológica; famílias em que as costumam se resolver pela força ou com algum tipo de agressão. Mas é essa não é a única causa.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Até o próximo!